sábado, 12 de maio de 2012

Argila – Uso da argila no tratamento de patologias IV

argila Argila   Uso da argila no tratamento de patologias IVFeridas – Depois de lavar bem a ferida com água e sabão, polvilhe-a com argila branco e aplique-lhe um emplastro de argila vermelha ou verde e tape-a. Retire o emplastro ao fim de duas horas, lave bem a ferida de novo e volte a borrifá-la com argila branca. Deixe-a destapada e repita a operação duas vezes por dia.
Furúnculos – Como são acumulações de pus, só se curam mais depressa se se aplicar uma cataplasma de argila muito espesso e grosso (cerca de dois centímetros) duas vezes por dia. No princípio, quando está em plena erupção, deixe a cataplasma colocada durante a noite. É normal que o furúnculo piore, ao princípio, para logo rebentar e acabar por secar. Convém que continue a colocar cataplasmas, inclusivamente quando se fechar a ferida, para que cicatrize bem. Nesta fase, basta uma cataplasma diária.
Gastrite, úlceras e outros problemas estomacais - Antes das refeições tome um copo de água com uma colher de argila branca.
Gripe e febre – Aplique cataplasmas frios e espessos de argila no baixo ventre e na nuca e mude-os sempre que aquecerem durante as primeiras quatro horas.
Hemorróidas – Aplique, duas vezes por dia, cataplasmas frios de argila vermelha ou verde
sobre as hemorróidas durante uma hora. Também pode tomar um banho de argila.
Herpes – Podem melhorar rapidamente se logo que aparecerem se aplicarem emplastros de argila fria, que devem renovar-se cada meia hora durante duas horas. Depois, duas vezes por dia, aplica-se uma cataplasma que se mantém durante duas horas. Enquanto não se usar a cataplasma, pode aplicar-se pó de argila branca sobre a herpes.
Intoxicação alimentar – Logo aos primeiros sintomas há que tomar, durante as primeiras 24 horas, água com argila branca diluída (uma colher por cada copo de água). Se a intoxicação vier acompanhada de urticária, pode polvilhar-se o corpo com argila branca.
Otite – Desaparece rapidamente se aplicarmos, em redor das orelhas e sobre a nuca, cataplasmas frios de argila, que devem renovar-se sempre que aquecerem.
Picadas de insectos – Aplique sobre a zona afectada uma cataplasma de argila vermelha ou verde e renove-a sempre que secar até que a dor desapareça.
Queimaduras – Lavar a zona e colocar sobre a queimadura um emplastro frio de argila, que se
muda quando aquece. Repetir a operação até a dor desaparecer, e aplicar então um ou dois
cataplasmas por dia, mantendo-os durante uma hora. Se a zona a tratar for muito grande também se pode recorrer ao banho morno de argila.
Transpiração – Para evitar o excesso de transpiração polvilhar as axilas e os pés com argila branca ou verde. Lavar os pés com água com argila vermelha ou verde de uma hora libertará
pouco a pouco o mau odor dos pés. Às pessoas com problemas graves de transpiração fará bem tomar um banho de argila de dez minutos, uma vez por semana.
Varizes – Melhoram muito se se aplicar um emplastro de argila pouco espessa em toda a perna, à frente e atrás, e se deixar actuar meia hora. Mudar se secar antes. Em época de crise, como quando faz calor, pode aplicar-se este emplastro todos os dias; para prevenir
o problema recomenda-se que o faça duas vezes por semana. Os banhos de argila também são recomendáveis.
Espero que este conjunto de artigos sobre argila vos seja útil. É um produto tão simples de encontrar e fácil de usar, que devia ser muito mais usado do que na realidade é. Muitos problemas seriam resolvidos com recurso à argila, em vez de serem usados e prescritos produtos bem mais caros.

Sem comentários:

Enviar um comentário