sábado, 3 de outubro de 2009

Argilas e seus benefícios


Argilas e seus benefícios:




ARGILA PRETA



Material muito nobre. Raramente encontrado tão puro. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de alumínio e Silício e baixo percentual deferro, pode ser usado tanto para cosmética,como para tratamentos de doenças. Seu teor de titânio, agrupado com elevados percentuais de alumínio e Silício, indicam um material excelente agente rejuvenescedor. Tem ação anti-inflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular.É a mais indicada no tratamento de manchas de pele. Largamente utilizada em cosmética.

Tem propriedades de argila "super nobre" - já que tem elevada plasticidade, cor após queima super branca, material orgânico alto.



ARGILA BRANCA



Aplicações: varizes, artrite, artrose, reumatismo, contusões, feridas, luxações, câncer, trombose, tuberculose, osteoporose, cistite, LER, cisto uterino, stress, úlceras, verminoses, diarréias, tumores, bursite, clareador de manchas senis, micro-esfoliador da pele, agente desintoxicante corporal, pode ser usado no corpo todo, retira oleosidade da pele, combatendo cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão.Ótima para modelagens e trabalhos artísticos. É a mais indicada para ser usada juntamente com outras fontes: vitaminas, hidratação, escamação, ervas, óleos, etc. Utilizada em hospitais para tratamentos de câncer pele, de intestino, próstata, leucemia, etc.



ARGILA VERMELHA



Aplicações: câncer, feridas, Argila anti-stressante, redutora de pesos e medidas, tem efeito anti-tumoral, reumatismo, age como sedativo, artrite, etc.

Ótima para modelagens e trabalhos artísticos.

É uma argila ilítica, com boa plasticidade e alto percentual de ferro, tem elevada capacidade de penetração, é uma argila fina.

Usada em clínicas e hospitais para tratamentos de diversos tipos de câncer.



Os melhores resultados são obtidos quando usada para reduzir pesos e medidas e no tratamento de feridas e úlceras.



ARGILA AMARELA



Tem ótimo efeito tensor. Indicado para Cosmética. O percentual elevado de Silício é indicada p/ rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e ânios. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo,nutre c/ seus sais minerais necessários p/ um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Pode ser usada pura, misturada com águaou com cremes hidratantes. Excelente para modelagem.

Há casos comprovados com nossos clientes, após alguns dias de uso, de nascimento de cabelos em locais já calvos há muitos anos, pois ela melhora a circulação sanguínea (uma vez ao dia, durante 8 dias - no mínimo) e elimina caspas e excesso de oleosidade.



ARGILA MARROM



Argila rara, devido sua pureza. Seu elevado teor de silício, alumínio e titânio, juntamente com seu com baixo percentual de ferro, a indicam para tratamentos cosméticos, como rejuvenescedor do tecido e eficaz contra acne e espinha.

É também indicada para tratamentos de saúde como: reumatismo, artrite, bursite, artrose, osteoporose, feridas e luxações.

Ótima para modelagens e trabalhos artísticos.

É utilizada em clínicas e hospitais, para tratamentos corporais; o paciente é submetido á um banho com esta argila, passando no corpo todo. Além de prevenir moléstias, ameniza sinais e manchas, retira oleosidade combatendo espinhas, rejuvenesce o tecido celular pois nutre com seus minerais.



ARGILA CINZA



Aplicações: varizes, artrite, artrose, reumatismo, contusões, feridas, luxações, se, osteoporose, cistite, LER, cistos uterinos, stress, úlceras,verminoses, diarréia, câncer, tumores, bursite, trombose, tuberculose, bursite, etc.

É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, devido ao titânio presente; é clareador de manchas, combate espinhas e cravos, é um excelente esfoliador.

É redutora de pesos e medidas, retarda o envelhecimento.

É uma das argilas pioneiras para tratamentos medicinais e cosméticos.

Quando misturada com água ou similar, tem excelente cobertura.

Ótima para modelagens e trabalhos artísticos. É muito utilizada para devolver a firmeza do busto, nádegas, coxas e barriga. Também é enriquecida com ervas, proteínas e vitaminas.



ARGILA VERDE



Aplicações: estrias, celulite, gorduras localizadas, reprodução celular, melhora circulação sanguínea periférica, atenua manchas, combate acnes e espinhas, absorvente, redutor de pesos e medidas, descongestionante, nutre os tecidos com sais minerais, absorve radiação solar retardando o envelhecimento, desintoxicante facial, capilar e corporal.

É muito utilizada para melhorar a circulação sanguínea e eliminar celulite e gorduras localizadas. Tem elevado teor de sílica e a faz uma argila excelente para cosmética, como repositora de sais minerais. Indicada para cataplasma contra câncer.

É um excelente esfoliador natural, podendo ser usada no corpo todo.



ARGILA ROSA



Anti-Stress: Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza a pele (brilho), devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, anti-acne, anti-seborréia,absorve toxinas, hidrata a pele. É indicada para peles sensíveis. Auxilia na queima e na drenagem de celulites e gorduras localizadas.

Geoterapia - A Saúde Pela Terra


Geoterapia, A Saúde Pela Terra




Povos da antiguidade como chineses, gregos, romanos, árabes entre outros, já utilizavam a terra com fins curativos, estudos experimentais foram feitos e explicam as propriedades físicas e químicas da terra. Na geoterapia podemos usar argila, barro, barro diatomáceos, barro de globigerinas, pelóides, limo, lodo, lodo marinho. A geoterapia pode ser usada como cataplasma, banhos, emplastos, compressas.



Uma grande observação a ser deixada é que, as terras usadas para fins terapêuticos, se entrarem em contato com feridas ou chagas, devem estar isentas de todo e qualquer tipo de contaminação e partículas como pedrinhas, areias, portanto devemos buscá-las em locais especializados como farmácias.

A geoterapia pode ser indicada conforme abaixo:





Sistema nervoso Astenia, debilidade, depressão, neurose, insônia, ciática. Banhos de argila ou sedimentos



Boca, Garganta e Nariz Amidalite, difteria, estomatite, gengivite, mau hálito. Compressas de argila no pescoço, gargarejos de argila diluída, pó de argila na boca.



Aparelho Circulatório Hipertensão arterial, varizes, flebite, edemas nas extremidades, linfagite e adenite. Banhos de argila ou sedimentos, compressas de argila, caminhada na argila, cataplasma de argila, compressas.



Aparelho Respiratório Bronquite, pleuresia. Cataplasmas quente no peito, compressas no peito e costas.



Aparelho Digestivo Ulcera gastroduodenal, dispepsia, vômitos, gastrite hipercloridria, prisão de ventre, meteorismo, diarréia, oxiúros, hemorróidas. Ingestão de argila diluída, compressas de argila sobre estomago, banho de argilas ou sedimentos.



Aparelho Urinário Cistite, nefrite, pielonefrite. Compressas ou cataplasmas quentes sobre o baixo ventre, banho de sedimentos.



Aparelho Reprodutor Inflamação do útero e dos ovários, leucorreia, dismenorreia, menopausa e andropausa. Cataplasmas ou compressas argila(Inflamação Ute e ov),irrigação com água argilosa (leucorr), banhos de argila (meno e androp).



Aparelho Locomotor Contusões, luxações, artrite, artrose, reumatismo, tenossinovite, dor de pescoço. Cataplasmas e compressas de agila, banho de argila ou sedimentos (reumatismo)



Pele Eczemas, erupções, furunculose, inflamação.

Banhos de argila, cataplasmas, compressas.

ARGIOLOTERAPIA


ARGILA - Muitas comprovações e muitas necessidade de retorno ao natural, estão levando as pessoas a recorrerem desta prática, porém o cuidado com a origem é da maior importancia.




ARGIOLOTERAPIA

A argila é uma rocha, constituída por um certo número de minerais diferentes e em proporções variadas, chamada de SILICATO MINIMIZADO. Predominando os silicatos de alumínio hidratados. Dependendo do local onde o silicato for apanhado, poder Ter sido substituído por Magnésio ou Ferro. Existem vários tipos de silicato minimizados (Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, Ferro).Tais diferenças nunca modificam os principais efeitos terapêuticos, a ação antiinflamatória e cicatrizante que só deve á Sílica e ao Alumínio, cuja concentração é sempre muito elevada (30 a 50 %).

O Silicato (argila) tem, ainda, ação absorvente e anti-séptica, e, cerca de 70% dos minerais existentes na terra são silicatos, a pedra, o tijolo, o concreto, o vidro são silicatos ou derivam deles.

Documentos da Antigüidade, muito antes de nossa era, testemunham que os médicos egípcios utilizavam silicato para ulcerações e inflamações, assim como, usavam lama quente, das margens do Rio Nilo, para tratar as deformações reumáticas.

As propriedades anti-sépticas eram conhecidas, sendo utilizadas nas mumificações dos faraós.

Várias personalidades usaram silicato na terapêutica, Hipócrates, Avicena, Galeno, Dioscórides e até Gandhi, mais recente na Índia.

Terapêutica: A temperatura a ser usada na utilização do silicato, depende da região onde se estiver trabalhando, em local excessivamente frio, poderá ser um pouco aquecido, e nos locais quentes, usar o silicato na temperatura ambiente. Quente: Nos ossos e questões articulares, pulmões, fígado e vesícula biliar, nos rins e coluna vertebral. Exceção: Nas articulações com doenças infecciosas e congestivas, com vermelhidão, dor e calor, usar o silicato frio.

Contra Indicação:

As mulheres grávidas não deverão fazer uso do silicato, assim como as mulheres quando menstruadas deverão suspender o uso do silicato. A alimentação deverá Ter um espaço de duas horas, antes ou depois da aplicação do silicato. Abscessos: Nos casos agudos ou crônicos.

Modo de aplicação: Em cataplasma de silicato, quente e uso tópico, sobre o abisso, por aproximadamente 1 hora, removendo várias vezes no dia. Na boca: Aftas, piorréia, desgaste da arcada dentária e como emoliente.

Tipos de argila: Branca, rosa, bege ou amarela, poderá ser acrescentado carvão vegetal.

Abscessos, sem dente aberto (carie). Modo de usar, mesma medida acima com um pouco de água quente, e bochechar.

Acne ou espinhas: Argila tipo rosa é a mais indicada.

Asma: Modo de usar: Em emplasto no peito, por 1 hora, com o quarto fechado e paciente, totalmente coberto.

Artrite, artroses, gota, reumatismo.

Amidalite, bronquites, faringites, otites, rinofaringites, sinusites, anginas, alergias respiratórias.

Modo de usar: Uso externo: Durante cinco dias, em aplicação de cataplasma aquecida, durante 45 minutos.

1. Sinusite, na região frontal.

2. Amigdalite, cobrindo o pescoço.

3. Anginas, sobre o peito, mas neste caso será o uso do cataplasma frio.

Abdômen: Modo de usar: Uso externo: Cataplasma frio ou na temperatura ambiente, por 45 minutos.

Bexiga e cistite: Uso externo: Cataplasma de silicato aquecido em banho-maria durante 45 minutos. Modo de usar: 10 aplicações (uma vez ao dia). Coluna Vertebral: Lumbago-Argila na temperatura ambiente. Ciática (dor no nervo ciático) argila em cataplasma quente.

Escoliose e Lordoses, aplicação aquecida em banho-maria durante 45 minutos, e colocar sobre o local dolorido, deixar sobre o local dolorido por 25 minutos, usar por 10 dias consecutivos.

Fígado e vesícula biliar Uso externo: Cataplasma de silicato com água de flores de sabugueiro em temperatura quente o suportável para o paciente, Período: 1 hora, durante 25 semanas, uso diário.

Rins e vias urinárias. Uso externo: Cataplasma de silicato com três cm de espessura, aquecido em banho-maria, da região renal à lombar, renovar várias vezes ao dia. Obs: Sempre que se utiliza o silicato morno, deverá ser feito em local fechado e sem corrente de ar, assim como, por cima da cataplasma deverá ser novamente coberto, e os banhos frios, também deverão ser evitados durante o período de tratamento.

Enxaqueca: Cataplasma de silicato frio na testa e morno no fígado, de preferência pelo tempo que perdurar a dor ou até aliviar.

Mioma: Cataplasma de: um Copo de argila escura e misturar com duas colheres de pimenta do reino moída, e água fria, não aplicar diretamente sobre as pele, mas primeiro cobrir a pele com um pedaço de tecido, ou morim, e em seguida aplicar a mistura, deixar por 45 minutos, caso a cliente sinta algum tipo de queimação ou coceira retirar assim que apresentar o sintoma. Fazer esta aplicação por 30 dias consecutivos, suspender a aplicação quando ocorrer à menstruação.

Estética, no rosto argila clara, misturada com suco de pepino, caso a pele seja ressecada usar mel. Aplicações, dias alternados, e ao apresentar melhoras, usar uma vez na semana.

Mama, para redução do tamanho: Cataplasma de silicato de cor clara, sempre cobrir o local com morim dobrado, para não vir a ocorrer que descame.

Coxa: Fazer aplicações em cima, nos joelhos, e no meio, nos casos de haver varizes, usar a argila quente.

Barriga e culote: Suco de repolho misturado com argila de preferência se tiver, utilizar a roxa. Uso interno: No período do tratamento, usar suco de repolho.

Conjuntivite: Colocar, apenas um pouco de água assentada de silicato, colocar sobre os olhos, por apenas 5 minutos. Podendo ser diário esta aplicação. Varizes: Em primeiro plano, tratar o fígado e o baço, podendo recorrer ao uso de cataplasma de silicato.

Coração: O uso da argila, nestes deverá ser usada um pouco morna, deixando apenas um losango entre as mamas, e não diretamente sobre o coração, por ocorrer de alguns pacientes se sentirem angustiados, com este tipo de aplicação.

Cicatrizes: Acrescentar à cataplasma chás de: tanchagem, barbatimão, romã ou casca de cajueiro.

Residencial: Nos casos de pessoas fumantes ou que tenham mofo, o ideal será colocar um pouco de argila em pó nos cantos das casas, e mudá-la semanalmente, ou quando o fato que incomodar reaparecer.

Ações diversas: Anti-radioatividade, antiinflamatória, cicatrizante, absorvente, desintoxicante, anticatarral, catarro intestinal, vermífugo, anti-reumático, analgésico, antitóxico, regulador orgânico, vitaliza e refresca.

Esporão: Usar morna no local, enquanto perdurar o problema. Herpes, usar com o cataplasma de silicato, chá de jucá, romã e barbatimão.

Obrigado meu Deus pelo privilégio de poder colaborar com todos estes meus semelhantes, e as vezes até com outros seres não tão semelhantes assim.

Argila terapêutica para feridas (Parte 1/3)


Argila terapêutica para feridas (Parte 1/3)






Se a ferida é recente, pode-se colocar a argila em pó sobre ela, e por cima o cataplasma de argila fria. Essa aplicação é retirada depois de uma a duas horas e o lugar é lavado com água salgada e limão. Se houver corpos estranhos na ferida, eles serão atraídos para o barro, onde serão encontrados. Há casos de corpos estranhos que estavam alojados em órgãos vitais e não podiam ser extraídos cirurgicamente e o foram pelas aplicações de barro.



Sempre que possível, deixar o ferimento exposto ao ar para acelerar a cicatrização. Quando for protegê-lo com um curativo, coloque uma película de cebola sobre o ferimento.



Feridas que não se cicatrizam podem ser tratadas com terra de formigueiro saúva ou com folhas de confrei, as mais envelhecidas. São muitas as plantas que colaboram na cura das feridas: camomila, cavalinha, arnica, tansagem, alecrim, limão, agrião, cenoura, babosa, pepino, alface, catinga de mulata, calêndula, beldroega, feno-grego, etc. Óleos de amêndoa e oliva também contribuem.



Eczema recebe tratamentos de argila com aveia e os resultados são muito bons. Em processos inflamatórios, pode-se colocar carvão vegetal e pó na argila. Água de arroz, água de aveia, coentro, camomila, malva, cenoura, babosa, clara de ovo são indicados, pois aceleram o processo de cura.



Durante o tratamento de erupções purulentas, com cataplasmas de argila poderá haver grande supuração e um aumento da ferida, para depois surgirem os tecidos novos e a cura completa. O primeiro efeito do barro é o de limpar o local e as partes vizinhas. Quanto mais afetado, mais repugnante, e a primeira impressão é de que o estado da ferida se agravou. Todas as células mortas cairão, antes que os novos tecidos se instalem. É importantíssimo fazer um regime alimentar desintoxicante, abandonando o uso de carnes, açúcar, enlatados, etc.



Úlceras varicosas recebem cataplasmas frios de argila com suco de tansagem, língua-de-vaca, carvão vegetal ou linhaça. Entre uma aplicação e outra, lava-se com chá de malva, eucalipto, arruda ou picão.



Do livro “Argila, Um santo remédio e outros tratamentos compatíveis”, de Iracela Cassimiro Peretto, Paulinas, SP, 1999. pág. 80-81.

Argila terapêutica para feridas (Parte 2/3)


Argila terapêutica para feridas (Parte 2/3)






Em úlceras gangrenadas alternam-se as aplicações de argila com compressas de couve crua. Mistura-se água e limão em partes iguais. Colocam-se as folhas de molho por algum tempo nesse líquido. Tiram-se, com uma faca, as nervuras grossas, deixando o suficiente para não despedaçar a planta. Coloca-se uma folha direto na ferida e, em cima dela, as outras. Deixe por um tempo igual ao da aplicação de barro.



Hematomas são tratados com aplicações de barro misturado com caulim. Psoríase apresenta melhoras após um mês de tratamento. A cura chega nos meses seguintes.



Para comichões coloca-se no cataplasma um pouco de óleo de amêndoas. Se o caso são lipomas (bolsinhas de sebo), colocam-se cascas de limão ralado no cataplasma de argila.



Quando se trata de transpiração em excesso, espalha-se no corpo, ou só na parte problemática, uma lama espessa, feita com chá forte de casca de castanheira. Para uma solução definitiva, é necessário que se faça alimentação natural. “Constipação dos fenos é resolvida com lavagens de água argilosa no nariz. Aconselha-se o uso de argila via oral. Cura-se em alguns meses” (A argila que cura, R. Dextreit).



Micoses podem ser tratadas com cataplasmas de argila e azeite. Ou barro feito com chá de alfazema, ou alho. Lava-se a área com uma limonada bem salgada. Esse caso também rquer regime alimentar desintoxicante. Um quisto na sola dos pés tratado com cataplasma salgado de argila leva cerca de três meses para desaparecer.



Do livro “Argila, Um santo remédio e outros tratamentos compatíveis”, de Iracela Cassimiro Peretto, Paulinas, SP, 1999. pág. 81-82.

Argila terapêutica para feridas (Parte 3/3)


Argila terapêutica para feridas (Parte 3/3)






Um tumor na orelha, já operado e reincidente, de solução difícil, cedeu ao uso de cataplasmas de argila. De início eliminou muito sangue negro e pus. Estava quase curado após um ano de tratamento. Tumores, furúnculos, supurações, quistos requerem uma dieta desintoxicante para limpar o organismo, agindo na causa. Caso contrário, outros furúnculos surgirão, pois esta é uma forma do organismo eliminar o que já não serve mais. É muito menos dolorido limpar o corpo por vias de excreção normais (urina, fezes, suor).



Aconselha-se o uso de argila por via oral. Os cataplasmas são espessos e devem suceder-se dia e noite, renovando-os com muita frequência.



Cebola, feno-grego, coalhada, linhaça moída, carvão vegetal e pó são excelentes aliados da argila na cura desses males. Comer bastante inhame é uma forma de ajudar no processo. De início poderá haver um aparente agravamento do problema, com muito mais secreção, mas isso faz parte, e não deve desencorajar o tratamento. Verrugas, manchas na pele, excrescências precisam de tratamentos longos, duram meses. É preciso muita paciência.



As manchas vasculares não operáveis vão sendo absorvidas até desaparecerem por completo. O tratamento consiste em colocar cataplasmas bem grossos sobre a região problemática e deixá-los aí por uma hora, todos os dias. Muitas vezes os compromissos assumidos não permitem isso. Esses dias são considerados “feriados”. Retorna-se ao tratamento assim que for possível. Perseverança é a palavra-chave.



O tratamento para verrugas pode ser ativado colocando-se alho socado na argila. É bom também esfregar com folha verde de dente-de-leão ou folha verde de feijão. Eczemas são curados entre três e quatro meses de tratamento e as verrugas plantares em quinze dias.



Do livro “Argila, Um santo remédio e outros tratamentos compatíveis”, de Iracela Cassimiro Peretto, Paulinas, SP, 1999. pág. 83-84.

Indicações de Tratamento com Argilaterapia / Geoterapia


Indicações de Tratamento com Argilaterapia / Geoterapia


Inflamações diversas, úlceras e gastrite, eczemas, erisipela, febres internas e externas, infecções, prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, fraturas, contusões, acne, hemorragia, tratamentos de pele, vermes, olhos, dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, assaduras, faringite, amidalite, coluna vertebral, sinusite, pulmões, hepatite, rins, feridas, gravidez, etc.



Não devemos nos espantar com as reações que argila pode causar, por provocar, por exemplo, feridas que surgem inesperadas, dores, comichões, ulceras que parecem aumentar, febre, pode mudar a cor da carne da ferida, a carne ferida cai dando lugar à nova. Isto tudo é um sinal positivo de que a argila está mexendo como organismo e conseguindo eliminar as matérias estranhas. A argila limpa o organismo.



Usar sempre sob a orientação de um profissional que saberá indicar a aplicação correta bem como auxiliar nos efeitos decorrentes do tratamento.

Propriedades da argilaterapia


Propriedades da argilaterapia


Retenção de água: absorve a água por capilaridade, útil para absorver as secreções.

Retenção de calor: boa condutividade calórica, a argila distribui ou retira o excesso de calor interno, age também como isolante e esfria com muita rapidez no caso de uma inflamação.

Retenção de gazes: acumula gazes, vapores e odores, tem uma boa ação nos gases tóxicos armazenados no intestino. Algumas compressas retiradas possuem odor forte devido a essa absorção.

Estado coloidal e adsorção: promove a troca de partículas através da superfície, gerando a adsorção, processo intermediário para a absorção. Absorve as toxinas e outras secreções de feridas ou úlceras da pele e mucosas inflamadas, e do sistema gástrico e digestório em geral.

O poder de absorção da argila é capaz de retirar do interior de um organismo a febre interna. Isso é demonstrado com uma simples aplicação, depois de alguns minutos a argila fica mais quente na região onde há esse calor interno. No corpo humano a argila absorve tudo o que é mau.



Podemos fazer uma analogia para entender a ação da argila: a água poluída e quente ao ser absorvida pela terra torna-se cristalina e fresca nas entranhas da terra. A imagem é do seio materno que gera a vida. É do útero da terra que são germinadas as sementes. É dela que jorra água, é dela que nasce a vida.



A argila pode ser ingerida ou aplicada no local em forma de compressa ou cataplasma.

Uso Interno: Por via oral é indicada para doenças do aparelho digestório, infecções da boca e garganta, envenenamento, reumatismo, alergias.

Uso externo: Na forma de compressas frias ou quentes, utilizando, se necessário, cataplasmas de ervas, extraindo assim todos os princípios ativos da geoterapia e da fitoterapia.

Geoterapia - A energia da terra a serviço da vida


A energia da terra a serviço da vida


A palavra geoterapia vem do grego onde Geo = terra, e Terapia, que está relacionada a tratamento. Dessa forma, a Geoterapia é uma terapia natural que se utiliza das propriedades medicinais da terra e do barro, gerando assim um equilíbrio corporal, restabelecendo e recuperando a saúde. A geoterapia pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.



A utilização da argila é milenar, está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos. Iniciou-se quando o homem primitivo, através da observação de alguns animais, precebeu que estes buscavam na lama e na argila a cura para alguns de seus males, como o alívio de dores, lesões, feridase até problemas estomacais. Até hoje muitos animais deitam-se na terra ou na lama quando estão com alguma disfunção ou doença.



Temos relatos históricos do uso da argila por várias antigas civilizações: árabes, chineses, assírios, babilônios, egípcios e hindus.



E muitos nomes como Hipócrates, médico grego considerado o "Pai da Medicina", freqüentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena, Agrícola, Averrois e Galeno além de cientistas e filósofos como Plínio, Paracelso, Aristóteles e, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. Hoje raramente encontramos uma clínica naturalista que não utilize a argila, sozinha ou associada a outros elementos.



A argila é um instrumento da natureza, um dos elementos naturais mais eficaz que possuímos para curar o nosso corpo e estabelecer a saúde. Cada corpo possui em si um tesouro, conhecido como energia vital ou Ki, que é capaz de ajudar, proteger e curar as doenças. Esse é o poder curativo do nosso corpo. Quando esta energia é afetada instala-se o desequilíbrio ou doença.